O essencial dos essenciais: Óleo de melaleuca

Atualizado: Mai 3

Cada vez mais indicado para usos medicinais, o óleo essencial de melaleuca adentrou o nosso cotidiano de forma recorrente devido às suas comprovadas propriedades terapêuticas. Originário das casas finas e folhas alongadas da Melaleuca alternifólia, também conhecida por árvore do chá, é uma planta que pode atingir 7 metros de altura e inclui aproximadamente 100 espécies, nativas da Austrália e Ilhas do Oceano Índico. A Melaleuca alternifólia ganhou notoriedade no ocidente a partir de 1977, depois da expedição do capitão James Cook, que desbravou a baía da Austrália e observou os nativos fazendo uso do chá das folhas da planta para fins medicinais. No período da Segunda Guerra Mundial, o óleo de melaleuca fazia parte dos kits militares e os soldados o utilizavam como tratamento tópico de feridas.








A árvore da melaleuca floresce principalmente em áreas de pântano, próximas de rios.






O óleo essencial de melaleuca é um óleo volátil obtido por destilação por arraste a vapor ou hidrodestilação das folhas da espécie arbórea. Usa-se cerca de 80 kilos de folhas para a obtenção de 1 litro do óleo essencial. A mistura obtida é um produto natural de composição química complexa, contendo mais de 40 compostos orgânicos, sendo o terpeno terpinen-4-ol o principal constituinte ativo, com ação comprovada no combate a microrganismos.


As propriedades antissépticas atuam frente a organismos como bactérias (E. coli, S. pneumoniae, S. aureus)e fungos como(C. Albicans) causadores de infecções como a urinária, de pele, furúnculos e diarreia. O óleo atua como bactericida/fungicida oubacteriostático/fungistático, dependendo da sua concentração, comprometendo o mecanismo de respiração celular dos microorganismos e levando à alteração na estrutura e integridade de suas membranas, ocasionando no vazamento de material intracelular.


A potente atividade bactericida, fungicida e anti-inflamatória do óleo essencial de melaleuca é utilizada para o tratamento de acne, fungos dermatófitos (que se alimentam da queratina das nossas unhas e pele e causam caspa, micose e odores no pé), picada de insetos, inflamações de pele e até na higiente dental. Na aromaterapia é considerado óleo que promove a clareza das ideias e aumento da percepção purificando e energizando a mente.


Apesar de bem tolerado por nosso organismo, o óleo essencial de melaleuca não deve ser ingerido. Esse é definitivamente o óleo essencial “pau para toda obra” e um dos nosso queridinhos, tanto que empregamos ele em alguns produtos Caulí, como no desodorante Cristal Rosa e no sabonete facial Mar índigo.












Desodorante Cristal Rosa Sabonete Mar índigo



Ref:

Constituintes químicos de Melaleuca alternifolia (Myrtaceae), Quím. Nova vol.27 no.4 São Paulo July/Aug. 2004.

Emprego do óleo de Melaleuca alternifolia Cheel (Myrtaceae) na odontologia: perspectivas quanto à utilização como antimicrobiano alternativo às doenças infecciosas de origem bucal, Rev. bras. plantas med. vol.13 no.4 Botucatu. 2011.

12 visualizações
logo verde.png

Inscreva-se para ficar por dentro das promoções e novidades!

Para entrar em contato com a Caulí, por favor envie um e-mail a contato@caulibelezanatural.com

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
0